O Comedor de Livros
Quando engravidei fiquei muito feliz. A cada mudança no meu corpo era novidade compreendida com alegria. Foi uma gravidez tranquila e quando Ricardo nasceu a felicidade foi completa. Um menino saudável e lindo nos foi entregue por Deus.
Sou professora e durante os meses de licença maternidade além de cuidar do meu filho lia revistas e livros sobre bebês. Ricardo sempre estava perto ou no colo e quando a licença estava no fim comecei a mexer também no material de trabalho como caderno ,textos e mais livros ainda ,inclusive os infantis. Ricardo continuava perto de mim e dos livros.
Voltei a trabalhar e quando estava em casa fazendo algum planejamento ou lendo algum livro lá estava ele. Ora mexia, ora levava à boca, mordia ,babava e eu logo falava:
_ Larga isso menino comedor de livros!
Isso acontecia sempre que os livros estavam por perto. Um dia ,vendo que ele pegou um livro ,eu pensei antes de começar a falar para ele largar:
_ Mas isso é bom, ele precisa pegar e conhecer para gostar.
Dias depois comprei livros de pano, de plástico para hora do banho. Ele segurava, olhava, mordia, babava, enfim, brincava com os livros. Com o tempo eu passei a contar as histórias daqueles e de outros livros e muitas vezes tinha que repetir várias vezes a mesma história lida a poucos minutos. Outras vezes tentava inventar outra história daquela história ,mas ele logo falava que estava errado ,não era assim a tal história. Essa fase passou e ele começou a ler as figuras sozinho, depois as letrinhas, depois as palavras, os textos, as entrelinhas e a fazer releituras. Assim, Ricardo apaixonou-se pelos livros, gosta da literatura sobre os animais, o ambiente e está fazendo sua Faculdade de Biologia.
Hoje eu vejo que aquele bebê comedor de livros é um bom leitor, vejo que os livros fazem parte da sua vida ,como os hábitos que adquiriu desde criança como escovar os dentes, lavar sempre as mãos, tomar banho, pedir licença, dizer obrigado, ler, cuidar do ambiente, cuidar dos livros...Bendito hábito de comer livros
Panorama Literário Brasileiro - Os melhores Contos de 2013 - Edição 2013/2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário